criança-carro-viagem-ipad

Como iPad pode ser útil na sua próxima viagem levando criança – minha experiência

Que o iPad é uma mão na roda todos sabemos, mas vou um pouco mais além neste texto, comentando sobre minha última viagem levando criança no carro. Antigamente apenas o DVD conseguia prender a atenção da criançada por um pequeno período de tempo, mas agora um novo mundo de oportunidades é proporcionado pelo tablet, o iPad soluciona vários problemas, minimiza o tédio de ficar confinado dentro de um espaço com poucos centímetros, e isso vai diminuir as vezes que aquela perguntinha básica surge lá do banco de trás: “Falta muito para chegar?”.

criança-carro-viagem-ipad

Levar criança sentada na cadeirinha é um terror para a maioria dos pais, para mim não chega a ser horrível, sei de colegas que passam por dificuldades maiores com seus pequenos, mas o meu também não fica longe. Uma viagem que poderia ser ótima em questão de minutos pode virar estresse puro. Mas onde e quando o iPad entra nesta história? Explico.

Foi a primeira viagem longa usando o gadget, posso dizer que a experiência foi muito boa. Como em qualquer viagem você tem que se preparar antes de sair, fiz isso, inseri alguns aplicativos pensando nas oportunidades que eles poderiam me oferecer ao longo do passeio.

Antes de sair fique atento para dar uma carga de 100%, principalmente se não tiver como carregar o aparelho no caminho.

Outra coisa legal para levar é o CinemaSeat, um pequeno dock para manter o iPad preso no banco, facilitando na hora de passar filmes.

ipad-fixo-banco-carro fixar-ipad-banco

Outra coisa que você deve fazer, e não está relacionado diretamente ao tablet, que é ter uma cadeirinha confortável, se não for desta forma nenhum aparelho ou técnica vai dar certo para manter a tranquilidade ao longo do caminho.

A primeira ação foi baixar um filme no iTunes, neste caso poderia usar a netflix, tenho o aplicativo instalado, mas nem todo lugar a internet está disponível, e foi para estes momentos que baixei o filme RIO, mas pode visitar e escolher entre várias outras opções, mas de preferência para aqueles com imagens bem coloridas que chamem a atenção dos pequenos, muito movimento para conseguir manter a criança ligada o máximo que puder. Posso dizer que deu certo, não assistiu até o final, mas foi quase.

Neste ponto uma ressalva, se o motorista é um daqueles que dormem durante o filme tome muito cuidado, pois o sono deve vir na mesma proporção. Se quiser o silêncio poderá optar por um fone de ouvido para aqueles que se interessarem pelo filme, mas acho que não seja necessário, bom, depende do seu gosto.

cut-the-rope-jogo-doce

Jogos podem não ser o supra-sumo para o aprendizado, mas nestes momentos acredito que devam ser utilizados largamente. O aplicativo que tinha instalado é um jogo que ele gosta bastante, tente identificar isso dias antes do passeio pois a criançada muda de gosto frequentemente. O do “homi” que come os docinhos, como diz ele, é cut the hope este conseguiu mater a atenção dele por mais algum tempo.

A tranquilidade dura pouco, temos que ter outras cartas na manga, parar um pouco e dar uma volta com a criança; quando para for abastecer tire o pequeno do assento e leve para uma caminhada por perto se ele já estiver andando; mostre os animais que passam ao longo do percurso. Mas estas peqenas atividades não resolvem muita coisa.

Então, voltamos ao nosso amigo iPad para novo aplicativo. “O da girafinha Gina” talking gina giraffe também ajuda manter o filho sem chorar. Outro aplicativo é o Amazonas, em busca da mãe natureza, já comentei sobre ele. Mas também não consegue manter distraído por muito tempo.

Vamos para mais uma atividade.

Desta vez a mãe entra na parada para criar um clima de disputa usando o aplicativo de cortar frutas Fruit Ninja, pode ser o grátis HD Free que resolve muito bem, cada um joga uma partida para ver quem faz mais pontos, ou coloca no modo duplo, os dois jogando juntos. Até que manteve por um bom tempo o senhor Gabriel quieto no banco.

corta-frutas-fruit-ninja

Nesta área de jogos as opções são imensas, você deve escolher aquela que seja mais adequada para a idade da criança, assim conseguirá bons minutos de tranquilidade. Por fim, tinha também nesta mesma área a Dora aventureira app para iPad, já comentei aqui que ele adora a Dora, deu até rima, mas esta é a ideia, escolha o que eles gostem e não o que os pais gostariam de jogar, pelo menos nestes momentos de viagem.

Outras ideias interessantes comentei recentemente, aqui.

Um app que não é jogo, mas o meu pequeno passou um bom tempo brincando, desenhando nele foi o Notability, apesar de sua função não ser exatamente esta, ele conseguiu a atenção do Gabriel por um bom tempo.

Para finalizar, na minha opinião o iPad cumpriu uma tarefa importante na minha última viagem, manteve meu filho tranquilo nos momentos em que não estava dormindo ou brincando com a mãe dele, além de ser extremamente útil para outras funções necessárias durante o percurso, como usar o Waze um ótimo GPS grátis caso precise de encontrar o caminho. Não tenho dúvidas, o iPad é fantástico também para crianças.

Este texto foi útil? Avalie.
Avaliação média: 4.69
Total de Votos: 16

Como iPad pode ser útil na sua próxima viagem levando criança – minha experiência

1 comentário em “Como iPad pode ser útil na sua próxima viagem levando criança – minha experiência”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *