serotonina, alimentos para bom humor

Como aumentar a serotonina com alimentos ricos em triptofanos por uma vida feliz, melhor humor e disposição

A serotonina é um elemento químico no cérebro que pode contagiar melhorando o humor. Ingerir alimentos a base do aminoácido essencial chamado de triptofano pode auxiliar o sistema orgânico a produzir maior quantidade de serotonina. Veja como aumentar a serotonina do organismo com alimentos ricos em triptofanos por uma vida feliz, melhor humor e disposição.

A serotonina é um elemento químico encontrado no cérebro, no sangue, nos intestinos e nos tecidos conjuntivos do organismo. Faz com que os vasos sanguíneos se contraiam, auxilia a propagar dados por meio do sistema nervoso e desempenha importante papel na atividade cerebral.

A serotonina

A serotonina é fundamental para a saúde geral e bem-estar, e os indivíduos sabidamente associam esta substância com positiva para o humor. Mas o cérebro é extremamente complexo, e  as pesquisas ainda precisam encontrar o verdadeiro mecanismo de como funciona a serotonina.

Entretanto, várias análises realizadas ligam a redução dos níveis da serotonina a transtornos do humor. E o pior, pode ter papel crucial para desencadear até mesmo depressão.

Valores reduzidos de serotonina no cérebro podem ser a causa de complicações de baixo humor e de memória. Além do mais, pessoas com baixos níveis de serotonina são mais propensos a serem afetados negativamente se eles já tiverem desenvolvido anteriormente um quadro de depressão.

Vamos apresentar oito alimentos saudáveis ​​que são capazes de colaborar positivamente para elevar a serotonina.

Abordaremos também a ligação entre a serotonina e o triptofano, a importância dos carboidratos e outras dicas destinadas a elevar a serotonina e o humor.

Serotonina e triptofano

O triptofano permite a fabricação de serotonina.

O triptofano é um aminoácido que é essencial a fim de elaborar a serotonina no indivíduo. Inclusive, também é crucial para o bom desempenho do cérebro e também possui certo papel para um sono de qualidade.

Metabolicamente as pessoas não conseguem produzir triptofano em seus corpos, portanto é necessário conseguir com uma dieta dirigida.

A boa notícia é que o triptofano pode  ser achado em alimentos, ao passo que a serotonina não pode.

Buscar alguma dieta saudável e equilibrada é um método necessário para suprir a saúde física e também mental. A inserção de fontes de triptofano na dieta pode demonstrar vantagens positivas na capacidade geral orgânica de disposição, humor e sono.

Conheça 7 alimentos que naturalmente elevam índices da serotonina

Alimentos que são fontes de proteínas normalmente carregam consideráveis quantidades de triptofano, importante na produção de serotonina.

A carne é uma fonte importante de proteína para muitos seres humanos, similarmente há diversas fontes para vegetarianos e veganos.

A seguir, veja alimentos que são fontes importantes de triptofano:

  1. Ovos

    Evidentemente a preparação de ovos para comer é importante para que fiquem mais saudáveis. Preparar o ovo fritando adiciona bastante gordura, o que torna a escolha pouco saudável.

    A maneira mais indicada é ferver os ovos, assim  nunca acrescenta nenhuma gordura adicional. Cozinhar um omelete e ingerir com alguma salada também pode ser saudável.

  2. Carne de aves

    Aves como frango, ganso e peru. Aves são usualmente repletas de proteínas e pobres em gordura.

  3. Salmão

    Este peixe oleoso inclusive é ótima fonte de ácidos graxos ômega 3, que é fundamental para a saúde. Estes ácidos graxos são capazes de auxiliar para manter seus ossos fortes, ter uma pele maleável e boa visão.

    O salmão inclusive é também uma fonte de vitamina D, fundamental destinado a músculos saudáveis, ossos e dentes fortes.

    Ingerir duas porções de peixe salmão por semana deve prover triptofano considerável destinado a maioria dos indivíduos. Vegans e vegetarianos podem conseguir ômega 3 ingerindo, nozes, soja e sementes de abóbora.

  4. Sementes e nozes

    As sementes não contêm muito triptofano tal como peixes oleosos, aves ou ovos. Entretanto, são uma agradável fonte de triptofano e proteína destinado a vegans e vegetarianos.

    As sementes são uma fonte vegetal de triptofano.  As nozes são uma ótima fonte de proteínas, gorduras saudáveis ​​ e fibras

    Para tornar a ingestão de sementes mais agradáveis podemos, polvilhar sementes dentro de uma salada. Considere também misturar nozes e sementes a seus lanche favoritos e adicionar sementes a cereais ou iogurte.

  5. Produtos a base de soja

    Produtos contendo soja, tal como leite de soja, tofu, ou molho de soja, são uma boa fonte de triptofano. Além disso, também é uma agradável escolha para pessoas vegetarianas e vegans.

  6. Leite

    O leite igualmente é uma agradável fonte de cálcio, o que auxilia a compor ossos e dentes saudáveis.

    O ideal é escolher aqueles com reduzido teor de gordura, mais saudável do que o leite integral.

  7. Espinafre

    Verdura com folhas verde de coloração mais escuras, tal como espinafre, são uma fonte de triptofano.

    O espinafre inclusive é também uma agradável fonte de ferro. O ferro auxilia o organismo decisivamente a elaborar as hemácias do sangue. Uma dieta com privação de ferro pode levar a uma anemia, e assim ter pouca energia e até complicação para respirar.

    Carboidratos também são importantes

A maior porção da serotonina no corpo humano é produzida no intestino. Uma porção menor e produzida no cérebro. O triptofano necessita de carboidratos destinado a chegar ao cérebro e gerar serotonina.

Alimentos que contêm triptofano são mais eficazes se consumidos simultaneamente com carboidratos.

Dicas finais para aumentar os níveis de serotonina

Os grãos integrais são digeridos devagar pelo organismo, o que significa que eles liberam energia pouco a pouco.

Manter-se hidratado pode auxiliar a conservar a função cerebral correta.

Ingerir muito líquido ao longo o dia conserva o organismo e o cérebro hidratados. Isso é fundamental para bons níveis de energia e também para o bom desempenho do cérebro.

Possuir um intestino que funcione corretamente é determinante para a fabricação de serotonina.

A luz do sol pode melhorar a produção de serotonina. Dessa maneira, obter um pouco de luz do dia todos os dias, mesmo nos meses de inverno, pode auxiliar a aumentar o humor de uma pessoa.

O exercício tem impacto na saúde mental e física. Além de diminuir o perigo de depressão, também prover um impulso imediato de humor, uma vez que libera endorfinas, que auxiliam a combater dor ou estresse.

Uma dieta saudável, aliada a exercício físicos e ter boas noites de sono, são pilares destinado a melhorar o humor.

Este texto foi útil? Avalie.
Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Como aumentar a serotonina com alimentos ricos em triptofanos por uma vida feliz, melhor humor e disposição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *